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Sentimentos

Como reconhecer o esgotamento do relacionamento

Franziska já havia terminado o trabalho há uma hora. Mas ela ainda estava no escritório.

Ela folheou uma revista sem lê-la corretamente. O que mais eu poderia fazer, o que mais eu poderia fazer?

Talvez eu possa fazer compras. Não, não tenho mais espaço, já comprei tudo. Visite meus pais?

Da última vez, eles ficaram desconfiados e me perguntaram por que os visito com tanta frequência … Talvez eu possa tomar um café sozinho.

Uma coisa era certa: ela não queria voltar para casa. Ou seja, Jan estava em casa.

Ela não pode acreditar que já foi tão feliz quando eles decidiram morar juntos. Agora ela gostaria de voltar no tempo e evitar isso.

Costumava ser muito melhor. Ela ficaria feliz em vê-lo mais cedo ou mais tarde. Ela mal podia esperar por sua noite de encontro .

Ela achava que morar junto seria maravilhoso. E no começo era também.

Mas não mais. Agora ela mal conseguia suportá-lo. Tudo o que ele fez a irritou.

Sempre houve discussões. Mesmo quando ele sugeriu uma escapadela de fim de semana, ela não poderia estar feliz. Ela disse que sim, mas na verdade não queria.

Sem trabalho, isso significa estar com ele 24 horas por dia. Ela nem sabe sobre o que falar todo esse tempo. Ela achou muito melhor evitar um ao outro.

O que Franziska não sabia é que ela estava passando por um esgotamento de relacionamento. Burnout é algo que você vivencia no trabalho, o que isso tem a ver com um relacionamento?

Sim, quando você ouve falar de pacientes com burnout, pensa em pessoas que deram muito em seu trabalho e simplesmente não podem continuar.

Mas o esgotamento emocional também é possível e ocorre quando alguém sempre dá 100 por cento por seu relacionamento, mas não tem a sensação de que está recebendo o mesmo de seu parceiro.

Hoje você vai aprender:

• Quais sinais de alarme você reconhece o esgotamento do relacionamento?

• Desgaste do relacionamento ou depressão?

• O esgotamento do relacionamento significa o fim do relacionamento?

• Como você pode evitar o esgotamento do relacionamento?

Que sinais de alarme você usa para reconhecer o esgotamento do relacionamento?

É muito importante identificar os sinais de desgaste do relacionamento em tempo hábil. É importante não só para o seu relacionamento, mas também para a sua saúde.

1. Estresse e irritabilidade

Ter um relacionamento emocionante que nunca é chato pode ser interessante por um tempo. Até as discussões e argumentos podem ser interessantes por algum tempo.

Mas se as discussões e argumentos se transformam em argumentos com cada vez mais freqüência, não é mais tão interessante.

Se você está constantemente estressado no relacionamento e nunca consegue relaxar adequadamente, isso terá um efeito negativo sobre você.

Esse estresse também cria uma certa irritação. Tudo o que o parceiro faz está errado. Às vezes você sente que está procurando algo para começar uma discussão.

você já viu isso antes? Você sente todas essas emoções fortes dentro de você e você só quer se livrar delas, então se seu parceiro cometer um erro, se seu parceiro cometer um erro, você apenas espera por uma coisa e então a discussão começa.

Você sabe que está exagerando e que seus sentimentos nada têm a ver com essa situação, mas não desiste.

Seu amor se torna uma relação de amor e ódio .

2. Sem concentração e atenção

Muitas vezes acontece que você simplesmente se perde em seus pensamentos. De repente, você percebe que seu parceiro está esperando uma resposta sua, mas você não tem ideia do que ele estava falando.

Às vezes, você sente que está observando sua vida de fora.

Se houver um problema novamente, você se pergunta como ele surgiu, como você se meteu nessa situação e não se concentra em como a situação está evoluindo.

3. Desamparo

Depois de todo esse estresse, depois de tudo o que você fez pelo seu relacionamento, você não vê nenhum caminho a seguir. Você está pronto para desistir.

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Você nem mesmo quer discutir mais. Você não liga para nada e é indiferente .

O que quer que seu parceiro faça ou deixe de fazer, depende dele. Você não tem nada a ver com isso.

Você sente que seus sentimentos estão ficando mais frios. Você pode não estar pronto para terminar o relacionamento ainda, mas também não quer continuar lutando.

Você apenas prefere recuar e deixar acontecer. O relacionamento se parece mais com vocês dois companheiros de quarto que nem mesmo são amigos e nem amantes.

4. Medo do futuro

Uma vez você pensou que este homem era o amor da sua vida . Você queria ficar com ele para sempre. Forjar planos comuns para o futuro foi a coisa mais legal que você poderia imaginar.

Mas agora não é mais o caso. Agora você está se perguntando se isso é realmente tudo o que você pode esperar da vida e do amor.

Você não acha que isso é o suficiente para ter um futuro juntos. Você não sabe quanto tempo pode e gostaria de suportar isso.

Mesmo que seu parceiro tenha uma sugestão sobre o que vocês podem fazer juntos, mesmo que seja algo de que você gostava, você simplesmente não tem vontade.

Passar um tempo juntos e fazer algo juntos de repente parece uma tortura.

5. Sem interesse na vida amorosa

Um beijo, um abraço que resolve todos os problemas de relacionamento. Agora você não quer mais trocar carícias e ficar perto de seu parceiro.

No passado, as fortes emoções e a tensão entre vocês muitas vezes acabavam na cama. Até mesmo os argumentos costumavam levar a isso.

Agora você não consegue se lembrar da última vez que fez amor. Mas você não está interessado de qualquer maneira.

Você nem mesmo se preocupa com isso ou se pergunta se isso é um sinal de alarme. Você apenas sente que não tem necessidades físicas. Você nem liga para a masturbação.

6. Falta de sono e fadiga

Todo esse estresse, todas essas perguntas que passam pela sua cabeça, acaba dificultando ainda mais o relaxamento. Você não consegue nem dormir .

Sem dormir o suficiente, suas reservas de energia se esgotam rapidamente e você se sente cansado o tempo todo.

Por estar cansado, você não tem vontade de fazer nada com o seu parceiro e vai se distanciando cada vez mais, o que mais uma vez leva a questionamentos e estresse. Um verdadeiro círculo vicioso.

7. Ganho de peso

Graças às pesquisas atuais sobre o cérebro, sabemos agora que o aumento dos níveis de estresse está relacionado ao ganho de peso. O hormônio do estresse, cortisol, é o culpado.

Quantas vezes você já passou por uma situação estressante e pensou que se tivesse algo para beliscar, seria melhor para você. Já estive várias vezes 😀

E claro que não queremos fruta ou verdura neste momento, queremos algo doce ou algo gorduroso, o que no final tem uma consequência dolorosa no nosso corpo.

Desgaste do relacionamento ou depressão?

Muitos dos sintomas de esgotamento são semelhantes aos sintomas de depressão . Como você pode diferenciar uma coisa da outra?

A maior diferença é que na depressão o desamparo, desinteresse e apatia aparecem em todos os níveis da vida, enquanto no burnout é mais sobre os sentimentos em relação ao parceiro e ao relacionamento.

No esgotamento do relacionamento, um pouco de tempo costuma ser suficiente para eliminar pelo menos alguns dos sintomas. Não se pode esperar um sucesso tão rápido com a depressão.

Precisamente por serem tão semelhantes à primeira vista, é importante obter a opinião de um especialista sobre esses sintomas.

Um psicoterapeuta experiente certamente não fará um falso diagnóstico, o que pode acontecer com o autodiagnóstico.

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O esgotamento do relacionamento significa o fim do relacionamento?

Não, não precisa ser. Pode ser simplesmente uma crise de relacionamento que pode ser superada e até evitada.

Em todo relacionamento, às vezes surge a questão de ir ou ficar ? sobre. Somente você pode responder a essa questão.

Um teste pessoal pode ajudá-lo a tomar essa importante decisão. Aqui estão algumas perguntas para se fazer:

• Ainda amo meu parceiro?

• Ainda sou leal a ele?

• Sinto-me amado e valorizado?

• Houve uma quebra de confiança entre nós?

• Meu parceiro quer lutar pelo relacionamento?

Encontrar a resposta para essas perguntas tornará mais fácil para você tomar uma decisão.

Se você decidir permanecer no relacionamento, infelizmente não posso lhe oferecer uma receita 100 por cento de sucesso que se adapte a qualquer relacionamento, mas você pode ler e aprender como pode trabalhar no relacionamento sozinho ou com seu parceiro, para ter um relacionamento feliz novamente.

Como você pode evitar o esgotamento do relacionamento?

É possível evitar o esgotamento. Se já chegou a isso, pode ser superado e um relacionamento feliz novamente.

Com essas dicas, você aprenderá como combater o esgotamento do relacionamento.

1. Abertura e honestidade

No início de um relacionamento, acreditamos que nosso parceiro é perfeito. Estamos tão apaixonados que não encontramos nenhum lado ruim nele.

Com o passar do tempo, percebemos que ele tem alguns lados de que não gostamos muito. Especialmente quando decidimos morar juntos, aprendemos muito sobre nosso parceiro muito rapidamente.

A primeira paixão ainda tem um grande impacto sobre nós e decidimos ignorar essas coisas e não abordá-las. Até que um dia se torna demais.

Todas as pequenas coisas se juntaram e agora é um grande problema. Mas como nunca conversamos sobre essas coisas, o parceiro não tem ideia do quanto isso nos incomoda.

É exatamente por isso que a franqueza e a honestidade são muito importantes em um relacionamento. Na verdade, você pode evitar muitos problemas de relacionamento conversando com seu parceiro sobre eles em tempo útil.

Nenhum pode ler a mente do outro. Se você precisa de algo, se você não gosta de algo, você tem que dizer também.

2. Ajuste as expectativas

Você provavelmente tem certas expectativas sobre como deve ser um relacionamento feliz e uma parceria de sucesso. Você também pode ter expectativas sobre como seu parceiro deve se comportar ou mesmo se desenvolver.

E nem tudo vai de acordo com o SEU plano. É aí que está o seu erro. Você fez seu plano sozinho.

Se você não aborda as pequenas coisas ou mesmo as maiores que não gosta no relacionamento, mas acha que elas vão dar certo por conta própria, você está cometendo um grande erro.

Então, suas expectativas não são reais e você provavelmente ficará desapontado.

Você precisa estar ciente de que, mesmo que diga ao seu parceiro o que o incomoda e o que você não gosta no relacionamento, não pode esperar que ele mude completamente.

Tentar mudar ou mesmo “melhorar” o parceiro não é a solução.

Portanto, você também deve ajustar um pouco suas expectativas e estar disposto a fazer concessões.

3. Não negligencie o amor-próprio

Quando o relacionamento exige muito tempo e energia, às vezes nos esquecemos de nós mesmos, sim, no relacionamento somos um “nós”, mas o “eu” também não deve ser negligenciado.

Quem não ama a si mesmo também não pode amar outra pessoa. O amor começa com amor próprio.

Tire um tempo para cuidar de si mesmo . Pare de permitir que o estresse prejudique sua saúde.

Conforme você aprende a cuidar de si mesmo de maneira adequada, terá mais energia, seus níveis de estresse diminuirão e, em geral, você se sentirá melhor. Quando você se sentir melhor, você também se amará mais.

Sua auto-estima e bem-estar físico estão relacionados e são interdependentes. Eles não dizem uma mente sã em um corpo são para nada .

4. Aprendam juntos para fazer os compromissos certos

Na prática, porém, frequentemente vemos que, quando dois parceiros não conseguem concordar, ambos desistem de seus desejos e se sentem perdedores. Não é um compromisso.

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Tente imaginar a seguinte situação: você quer passar duas noites de Ano Novo com seus amigos . Ele quer que você passe com os amigos dele.

Um compromisso seria reunir os dois grupos de amigos, até mesmo organizar uma festa para todos, de modo que os desejos de ambos possam ser realizados.

5. Pratique a comunicação aplicada

Existem diferentes maneiras de se comunicarem uns com os outros. Para facilitar a explicação, vou mostrar usando um exemplo.

Imagine que você está sentado no carro com seu parceiro. Você está dirigindo há algumas horas, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Você diz que está com fome. Seu parceiro tem três maneiras de reagir:

Comunicação evitada: por que você não comeu ou levou embora?

Comunicação aplicada: Na próxima oportunidade, fazemos uma pausa e comemos alguma coisa.

Qual dessas respostas você mais gostaria de ouvir? O terceiro, é claro.

Comunicação aplicada significa não apenas ouvir, mas reconhecer necessidades e responder a elas. Se você aprender a se comunicar dessa forma, facilmente encontrará o caminho de volta um para o outro e para o amor mútuo.

Para aprender como se comunicar adequadamente, você pode usar um treinador de comunicação que irá ensiná-lo várias técnicas sobre como se comunicar com sucesso um com o outro.

6. Não evite terapia de casais

Quanto mais cedo você perceber que tem problemas de relacionamento que não consegue resolver sozinho e procurar um consultor de relacionamento, maiores serão as chances de ter um relacionamento feliz novamente.

Portanto, se você não consegue continuar por conta própria, mas o amor ainda está presente, é hora de pedir um conselho ao especialista.

Conclusão

Às vezes, tudo pode ser demais e não temos forças para seguir em frente. Emocionalmente e fisicamente, estamos no fim de nossas reservas de energia.

Em seguida, experimentamos o esgotamento do relacionamento. Estresse, irritabilidade, mas também apatia e cansaço, de alguma forma, todos coexistem em nossa vida ao mesmo tempo.

Pode parecer que não há caminho a seguir, mas com a ajuda de algumas dicas, essa só pode ser uma fase de curto prazo em sua vida e relacionamento.

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