red rose on gray textile
Sentimentos

7 Passos comprovados para se amar mais

Há momentos em que a vida nos envia uma grande nuvem negra e uma chuva forte que cai sobre nós e da qual não podemos mais ver.

Vagamos pela névoa densa e tentamos controlar todas as áreas da vida e colocá-las em harmonia.

Quando falhamos, odiamos nossas vidas, nosso ambiente, as pessoas ao nosso redor e a nós mesmos, porque não podemos fazer algo que realmente tentamos fazer.

Por exemplo, um relacionamento fracassado, demissão, fracasso no trabalho ou na escola, discussão com amigos, amor não correspondido, etc.

Nesses momentos, é bastante normal e humano dizer: “Eu odeio minha vida” ou “Eu me odeio” porque nos sentimos incapazes de lidar com nossas vidas.

Mas e se esses pensamentos se tornarem parte da vida cotidiana? E se tivermos dificuldade em aceitar a nós mesmos e nossas vidas como elas são? E se acharmos que não somos valiosos ou bons o suficiente para alguém?

O ódio de si mesmo é como ter um freio de mão puxado, nos impedindo de dirigir pelas ruas loucas e divertidas da vida.

No entanto, se sua amiga disser “Eu me odeio” agora , você provavelmente reagirá imediatamente e procurará uma maneira de convencê-la do contrário.

Você imediatamente elaboraria uma lista de argumentos que a convenceriam de que ela é trabalhadora, boa, bonita, bonita, inteligente, etc.

Mas por que achamos isso tão difícil conosco? A luta contra nós mesmos às vezes é a luta mais difícil de nossas vidas.

Quando alguém que amamos está triste, deprimido e desapontado, rapidamente encontramos um conselho, uma solução para um problema, oferecemos apoio, um abraço e fazemos tudo ao nosso alcance para ajudá-lo, mas e nós mesmos?

Por que não podemos nos convencer a nos aceitar e compreender que o ódio por nós mesmos não faz bem a nós ou aos outros ao nosso redor?

Se esses pensamentos o incomodam o tempo todo, tenho uma boa notícia: você pode mudar isso e descobrir como a seguir!
woman in gray t-shirt and blue denim jeans sitting on brown wooden seat

Eu me odeio: causas e sintomas de ódio a mim mesmo

O ódio por si mesmo não surge da noite para o dia, nem é inato em nós. Surge de todas as nossas experiências de infância e juventude e do estado atual de vida.

Antes de tudo, porém, ela se desenvolve na infância.

Se uma criança cresceu em uma família distante e fria, onde nunca foi mostrado amor ou sentimentos afetuosos, ela se convencerá por toda a vida de que não é digna de amor.

Violência de colegas, bullying, abuso emocional ou físico também são alguns dos motivos que podemos pensar: Eu me odeio porque deixa um grande trauma e afeta negativamente nossa autoimagem.

Por exemplo, se uma mulher era um pouco mais gorda quando menina e, portanto, recebia comentários e piadas horríveis às suas próprias custas, ela se convencerá para o resto de sua vida de que não é bonita e atraente e terá dificuldade em se aceitar neste forma, como ela é.

Além disso, hoje lutamos para resistir aos ideais de beleza impostos que vemos nas telas, nas redes sociais e ao nosso redor.

Cada um de nós tem algo sobre si mesmo que não gosta e que gostaria de mudar. Não há dúvida porque ninguém é perfeito. No entanto, essas imagens que vemos ao nosso redor nos convencem de que alguém ainda pode ser perfeito.

Nossos cérebros são programados para nos comparar instantaneamente com aquela pessoa e pensar que nunca seremos tão bonitos, bonitos, inteligentes ou bem-sucedidos.

Sua “perfeição” enfatiza cada uma de nossas imperfeições e nos confronta com nossas maiores fraquezas.

A verdade é que cada um de nós luta contra alguns monstros internos e tem aspectos da vida que não podemos aceitar.

Leia  Por que não posso esquecer meu ex-namorado?

A única diferença é como você lida com isso.

No entanto, o ódio por si mesmo se manifesta em certos sintomas e sinais. Dê uma olhada neles e descubra quais se aplicam a você para que possa lidar com eles mais facilmente.

Falta de autoestima

Se você não está em paz consigo mesmo, certamente não pode ter confiança suficiente.

Pessoas com falta de autoestima muitas vezes ficam em dúvida, não acreditam em si mesmas e têm medo de não ter sucesso no que tocam.

Eles desistem de seus objetivos muito rapidamente e se fecham em si mesmos porque se sentem incapazes de qualquer coisa. Isso pode levar ao isolamento social, como distanciar-se de amigos, entrar em casa, etc.

woman in orange tank top smiling

Muitos medos

O medo é algo que todos enfrentam. Enquanto um tem medo de altura, outro tem medo de aranhas e o terceiro tem medo de apego e isso simplesmente faz parte da natureza humana.

Mas uma pessoa que odeia a si mesma também desenvolverá medos para os quais não há razão legítima e, assim, levará à auto-sabotagem.

Críticas e culpa excessivas

Uma pessoa que odeia a si mesma procurará por falhas em si mesma, mesmo onde não há nenhuma. É por isso que ela se criticará excessivamente assim que algo der errado.

Ela se culpará por tudo o que acontecer em sua vida, mesmo que às vezes dependa da sorte, das circunstâncias ou de outra pessoa.

Pensamentos negativos

Eu odeio meu nariz. eu odeio meu corpo Eu sou feio. eu odeio meu cabelo Eu odeio meus olhos Eu sou estúpido. Não tenho senso de humor etc.

Todas essas crenças negativas são um sinal óbvio de que você se odeia e tem uma imagem negativa de si mesmo e de sua vida.

Auto-mutilação

Em alguns casos, a pessoa fica gravemente deprimida , o que pode causar automutilação.

A dor emocional que sentem é tão forte que a dor física em troca é como um alívio.

Eles sentem que merecem ser feridos e é por isso que apagam cigarros na pele, cortam certas partes do corpo com lâminas de barbear e podem ocorrer problemas de saúde graves, como anorexia ou bulimia.

Todos esses sintomas são sinais de alerta que definitivamente não devemos ignorar.

Se não é sobre você e você percebe esse comportamento em alguém próximo a você, reaja atempadamente e ajude-o para que não haja consequências graves.

E assim você pode se ajudar e sair dessa jaula cruel chamada “Eu me odeio” .

Eu me odeio: é assim que você pode superar o ódio de si mesmo

1. Encontre o gatilho para sua auto-aversão

O primeiro passo é encontrar o gatilho para sua auto-aversão. Significa pensar com cuidado sobre os momentos em que você mais se odeia ou algo sobre você mesmo.

É quando você se olha no espelho e percebe algo de que não gosta em você? É quando seu amigo posta uma foto de maiô no Instagram?

Você está sendo humilhado pelo seu parceiro? Ele ou um de seus amigos enfatiza seus erros?

O que causa emoções negativas em você?

O gatilho para a auto-aversão pode ser uma combinação de diferentes fatores, como a influência da infância e algumas de suas atuais condições de vida, mas a causa pode ser encontrada.

Conecte-se e vasculhe seu subconsciente. Quando você encontrar a resposta para essa pergunta, saberá que parte de sua vida precisa mudar.

2. Liste seus pontos fortes

Todo mundo tem seus pontos fortes e fracos. Uma pessoa com amor-próprio suficiente colocará seus pontos fortes em primeiro plano, enquanto uma pessoa que sofre de aversão a si mesmo nem mesmo os verá.

Leia  5 Dicas para mostrar seus sentimentos

É normal que em certas situações as nossas fraquezas apareçam e depois não nos sintamos à vontade na nossa própria pele, porque sejamos honestos, ninguém gosta de mostrar as suas fraquezas .

A próxima tarefa para você é pegar um pedaço de papel e relacionar todos os seus pontos fortes e coisas positivas na vida. Tenho certeza que há mais do que você pensa

Pode ser sua aparência, seu sucesso no trabalho, na escola, cada diploma, cada certificado, sua independência , trabalho autônomo, seus filhos, seus amigos, seu caráter, seu senso de humor, sua perseverança, sua coragem, seu apartamento e assim por diante.

Existem tantas coisas Se você olhar um pouco para trás, verá o quanto de sucesso você realmente tem, do qual você pode nem estar ciente.

Preencha este pedaço de papel todos os dias, lembrando-se a cada dia do que o torna atraente , o que você é capaz de fazer e o quanto você pode realmente fazer.

3. Trabalhe no que você não gosta

Sei que essa é a parte mais difícil, mas é o que você precisa fazer para finalmente se aceitar. Depois de encontrar o gatilho para sua auto-aversão, agora é a hora de ver se há algo que você possa fazer a respeito.

Não está feliz com a sua aparência? Se for algo que possa ser trabalhado, como alguns quilos a mais, há uma solução para isso.

Procure um personal trainer ou nutricionista e comece a se exercitar e mudar sua dieta alimentar.

Você se sentirá muito melhor porque é ativo, trabalhando consigo mesmo e ao mesmo tempo resolvendo o problema que está tendo.

Você acha que não tem sucesso suficiente na sua vida profissional? Nunca é tarde para aprender coisas novas e nunca podemos saber e saber tudo.

Eduque-se, participe de seminários, leia livros sobre o assunto, peça conselhos a alguns colegas, só é importante que você se esforce para mudar algo.

Você sabe que se odeia porque está em um relacionamento com um parceiro manipulador que bebe a última gota de sua energia vital e você não tem forças para se separar?

Encontre-a em algum lugar bem dentro de você e deixe-o. Acredite em mim, só você tem o poder de mudar sua vida.

4. Não se compare com os outros

Hoje em dia um dos maiores gatilhos é justamente o fato de termos acesso a quase todo mundo pelo mundo virtual.

E rapidamente entramos em um estado de desespero quando vemos no Instagram como nossa linda e bem-sucedida colega de trabalho está comemorando seu noivado com o homem mais lindo de Paris.

Naquele momento, isso desperta nosso ciúme interior, pois como é possível que tudo em sua vida funcione como um relógio, enquanto somos tão malsucedidos e desesperados?

Por mais ilógico que seja pensar, às vezes é mais forte do que nós. Na luta contra o ódio por si mesmo, você precisa parar de se comparar às outras pessoas. Não importa se é uma vida real ou virtual.

Lembre-se sempre: ninguém é perfeito e ninguém tem uma vida perfeita.

Alguém tem sucesso na carreira, o outro provavelmente não, alguém não tem sorte em encontrar o parceiro certo enquanto outra pessoa encontrou o amor de sua vida .

A vida é uma montanha-russa em constante movimento e todos nós vivemos nossos altos e baixos. É importante que você se concentre em sua vida.

Cancele a assinatura das redes sociais se elas forem a causa da sua insatisfação, entre na natureza, trabalhe na sua aparência, faça algo de bom para você e para o pensamento, eu me odeio vai virar história.

5. Crie um ambiente positivo para você

Nosso ambiente, família, amigos e parceiros têm uma grande influência sobre nossa autoimagem e nossa autoimagem.

Leia  Os signos que mais sofrerão em 2022

Quando você está rodeado de pessoas negativas e pessimistas que procuram falhas em tudo, você se tornará uma delas e procurará falhas em tudo, até em você mesmo.

Além disso, um ambiente tóxico com pessoas brincando às suas custas e apontando suas deficiências, por exemplo, não é um ambiente no qual você possa desenvolver o amor-próprio .

Livre-se dessas pessoas em sua vida porque não precisa delas. Cerque-se de pessoas que irão aumentar sua autoconfiança e ajudá-lo a desenvolver pensamentos positivos sobre o mundo, a vida e você mesmo.

Você também pode criar um ambiente positivo em sua casa.

Pinte o apartamento com cores mais claras, arrume os móveis para que você tenha um espaço mais aberto, decore com plantas, certifique-se de ter sempre luz suficiente, pendure fotos com frases positivas e motivadoras nas paredes que te inspiram e dão força .

Você verá o quanto tudo se move para mudar em uma direção positiva e como você aceita a sua própria pessoa.

6. Vá passo a passo

A próxima coisa que importa é que você não coloque muita pressão sobre si mesmo. O fato de você querer combater a auto-aversão é um bom ponto de partida.

Isso significa que você está ciente do seu problema e está procurando uma maneira de superá-lo. Mas nada acontece durante a noite.

O ódio por si mesmo não surge repentinamente, nem irá embora repentinamente.

Vá passo a passo. Passos da formiga, se necessário. Cada pequeno passo é parte de um grande passo, mesmo que você experimente contratempos ao longo do caminho, seja persistente e continue.

Seja paciente e cuidado consigo mesmo. Você não precisa mudar tudo o que está incomodando sua vida imediatamente. Comece com algumas coisas pequenas e avance para coisas maiores. O mais importante é não desistir.

7. Procure ajuda profissional

Por fim, se sua condição já for grave o suficiente para que você não consiga lidar com ela sozinho, não tenha vergonha de procurar ajuda profissional.

Você sempre pode conversar com suas pessoas favoritas sobre isso, mas um psicólogo ou psiquiatra ainda é alguém em quem você pode confiar completamente e que não irá julgá-lo.

Hoje, mais e mais pessoas estão lutando com o mesmo problema que você, e a conversa com certeza ajudará.

Com conselhos e ajuda competentes, você aprenderá como o amor-próprio é importante e como você pode desenvolvê-lo.

Não tenha medo da condenação daqueles ao seu redor. É importante que você esteja feliz e satisfeito. Se um psicoterapeuta ou psicólogo puder ajudá-lo com isso, procure um.

Resumindo: ser atormentado por seus próprios pensamentos que não permitem que você se ame pelo que você é, certamente não é fácil.

O ódio de si mesmo é um problema sério na vida que o impede de fazer as coisas que você ama e de outra forma gostaria. Isso o impede de construir relacionamentos bem-sucedidos e leva à auto-sabotagem.

O bom é que você pode controlar seus pensamentos e direcioná-los para uma direção positiva. Comece hoje. Perceba o seu valor.

Aceite seus erros. Todos nós temos isso, somos todos humanos e se você aprender a amar a si mesmo como você é, nada vai atrapalhar sua felicidade na vida .

Você também pode gostar...