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Sentimentos

Depressão após um relacionamento

Você deita na cama e ouve o seu despertador. São 7 horas. Hoje você deveria fazer uma viagem com seu parceiro, que na verdade já é seu ex-parceiro.

Mas agora vocês não estão mais juntos e não tem porque acordar cedo, fica na cama.

Poucas horas depois, seu smartphone relata novamente. É um de seus amigos . Ela o convida para passar a tarde com ela. Mas você não está com humor para responder a ela outro dia . Voce fica na cama

Já é tarde e você percebe que não comeu o dia todo. Mas você não tem apetite de qualquer maneira. Você também está de alguma forma cansado, talvez pudesse dormir um pouco.

Quando você acorda é noite novamente, você não tem motivo para se levantar. Você fica na cama.

Se este exemplo lhe parece familiar, você provavelmente está rompendo o relacionamento. Seu mundo inteiro de repente virou de cabeça para baixo. Você não tem vontade. Você não vê nenhum ponto. Você não liga para nada Você apenas sabe que dói.

Eu sei como você se sente e posso ajudá-lo a se livrar desses sentimentos. Neste artigo, vou mostrar a você:

• Como funciona uma separação?

• Enjôo versus depressão após o rompimento – como você pode dizer a diferença?

• 5 etapas para evitar a depressão após uma separação

Como funciona uma separação?

Sim, claro que você sabe como funciona uma separação. Um dos parceiros não quer mais estar no relacionamento, ele termina, o outro sofre, provavelmente também chora, talvez ele beba e depois de um tempo se sente melhor.

Parece um bom resumo, mas é apenas a ponta do iceberg. Uma separação, ou melhor, a aceitação de uma separação, passa por quatro fases diferentes de separação .

Cada um deles é uma parte importante do processo de cura.

Com uma pessoa, uma fase pode ser mais pronunciada do que a outra, e não é que você possa dizer OK, uma fase termina neste momento e a próxima começa.

A melhor descrição seria que uma fase flui para a outra e você não vê uma fronteira real entre elas.

O processo começa com a fase de choque. Esta é a fase em que você mal acredita que o relacionamento chegou ao fim. Na maioria das vezes, nesta parte, as pessoas acreditam que tudo é apenas uma discussão temporária ou um problema que será resolvido.

Você geralmente não faz muito nesta fase, porque você nem mesmo acha que vai demorar. Você apenas espera até que tudo esteja “normal” novamente.

Mas o tempo passa e não há reconciliação. Aos poucos percebemos que desta vez é um pouco diferente. Algo de que realmente não gostamos. De repente, somos dominados por sentimentos negativos.

Pesar, autocomiseração, nostalgia, dor de separação , raiva, ódio, dúvida … todos esses sentimentos se alternam. Sentimos que temos um furacão de emoções negativas dentro de nós.

Portanto, esta fase é chamada de fase do caos emocional.

Sabe aquele momento em que seu ex-parceiro de repente escreve um monte de mensagens do WhatsApp, liga para você, tenta de alguma forma se comunicar com você. Ou se é você quem escreve para ele. Acontece nesta fase.

É a fase em que você não tem mais nada a perder e tenta quase de tudo para reaver o ex-companheiro.

Você escreve como se sente mal, que cometeu um erro, que quer outra chance de que tudo vai melhorar.

Se isso não funcionar, muitos dão um passo adiante nesta fase. Você escreve mensagens de raiva para o ex-parceiro ou até o ameaça. Como eu disse, você acha que não tem mais nada a perder.

Mas aos poucos esses sentimentos se acalmam. Você se sente melhor a cada dia, você não pensa mais no relacionamento e no seu ex-companheiro o tempo todo.

É assim que você chega à fase de aceitação. Agora você pode ver os lados bons da separação, como ser capaz de perseguir todos os objetivos que não alcançou por causa de seu parceiro.

Um dia você estará pronto para começar um novo relacionamento novamente. Esta é a fase de um novo começo e somente com esta fase nosso processo de cura termina.

Talvez você nunca tenha pensado em seu rompimento dessa maneira. No entanto, pode ser útil saber que a dor, como a raiva, é uma parte normal da cura e não durará para sempre.

Enjôo vs. Depressão severa após o rompimento – Como saber a diferença

Sim, sentimentos negativos infelizmente fazem parte de todo rompimento. Quase ninguém sobrevive facilmente desta vez, independentemente de você ser aquele que foi abandonado ou aquele que foi embora.

Nesta fase difícil, você deve ter muito cuidado, porque uma normal saudade do amor pode facilmente se transformar em um episódio depressivo.

Você provavelmente está se perguntando onde está a linha? Como você sabe o que é apenas um período de luto e o que é depressão grave?

A primeira coisa pela qual você pode saber a diferença é a duração. A dor comum na separação dura um pouco, mas você se sente melhor com o passar do tempo. Este não é o caso da depressão.

Sentimentos negativos que duram mais do que alguns meses, ou mesmo um ano, são um sinal bastante claro de depressão.

Se você ainda sente alegria apesar da sua dor, por exemplo, quando está com seus amigos ou porque tem sucesso no seu trabalho, isso é um bom sinal.

Por outro lado, se você não está mais interessado nas coisas que lhe dão prazer, isso pode ser um sinal de depressão.

Se você sentir falta total de energia, fadiga, desânimo, indiferença e até mesmo perda de apetite, especialmente se esses sentimentos o perseguirem por muito tempo, tome cuidado.

Esses são sinais claros de depressão.

A depressão é uma condição séria e, quando você começa a ver alguns desses sinais, não há tempo a perder. Se você sofre de depressão, a ajuda profissional é imprescindível. Contacte o seu médico e ele poderá ajudá-lo.

É particularmente importante entrar em contato com o médico se você não consegue se livrar de pensamentos negativos ou mesmo pensamentos de morte. O diagnóstico precoce pode ser crítico no tratamento da depressão .

5 passos que você pode tomar para evitar a depressão pós-separação

A depressão pós-separação não é algo que surge de uma vez, começa como qualquer outro processo de luto.

Mas se você se entregar a sentimentos negativos, isso pode levar a uma condição séria, uma doença que precisa de tratamento.

Mas você também pode trabalhar nisso para que nem mesmo leve à depressão. Você pode evitá-lo. Eu tenho uma lista de passos que você deve seguir se quiser evitar a depressão após o rompimento.

1. Libere sentimentos

Você pode se esconder de seus amigos. Você pode esconder seus sentimentos de seus amigos. Mas você não pode se esconder de seus sentimentos .

Você pode tentar minimizar e suprimir seus sentimentos, mas na verdade isso está apenas prolongando seu processo de cura.

Se você não reconhecer e aceitar seus sentimentos, não poderá prosseguir e também não poderá curar.

Quando você estiver triste, aceite isso e sofra. Se você quiser chorar, chore. Sim, até uive. Esmagar-se de maneira adequada pode diminuir seu nível de estresse.

Mesmo se você estiver com raiva ou sentir ódio por seu ex, você tem que aceitar isso.

Cada sentimento que você não reconhecer e liberar irá persegui-lo por muito tempo e você não será capaz de encontrar sua paz interior.

Existe um exercício que pode ajudá-lo durante essa fase de separação. É um exercício muito simples. Você só precisa de um pedaço de papel e uma caneta.

Quando foi a última vez que você escreveu uma carta? Provavelmente já faz um tempo. Sim, agora é hora de novo.

Basta escrever uma carta para o seu ex . Claro que você nunca envia esta carta. Mas é exatamente isso que o ajuda. Como seu ex nunca vai ler a carta, você pode ser muito aberto.

Você não precisa se conter. Agora é sua chance de mencionar cada pequena coisa que já o incomodou.

E não fique com uma carta. Escreva para o seu ex quantas cartas você precisar para se sentir melhor. Depois de um tempo, você provavelmente notará a diferença no tom das letras.

No início, são principalmente sentimentos negativos que você libera por meio desta carta, de modo que se sente mais liberado a cada carta.

No final, você também pode ser grato ao seu ex, porque agora também reconhece os lados bons da separação e o que eles podem significar para sua vida.

2. É proibido ficar sozinho

O retiro social parece uma boa ideia no início. Você não quer incomodar seus amigos com seu mau humor. Você acha que é melhor ficar sozinho agora. Isso é um grande erro.

Não é à toa que se diz que as pessoas são seres sociais. Precisamos de nosso círculo de amigos. Precisamos do apoio das pessoas que estão perto de nós.

Os amigos estão ao nosso lado não apenas nos momentos bons, mas também nos momentos ruins.

Você pode conversar com seus amigos sobre seus sentimentos ou pode simplesmente fazer algo com eles. A única coisa importante é que você não se isole. Curvar-se não traz nada de bom para você.

Tenho certeza que você costumava passar muito tempo com seu parceiro. O que significa que agora você também tem muito tempo livre. Use este tempo livre para ser ativo.

Ficar na cama por horas navegando nas redes sociais não é a melhor maneira de passar o tempo.

Experimente um novo hobby, talvez você sempre quis fazer parte de um clube esportivo, mas nunca teve tempo. Agora você tem tempo!

3. Cuide de si mesmo

Você provavelmente teve algumas ótimas ideias sobre como mimar seu parceiro. Talvez você tivesse alguns planos para vocês dois. Isso não precisa necessariamente falhar agora. Você merece tanto prazer, mesmo sem seu parceiro.

Você também pode pagar um dia no spa ou até mesmo um fim de semana no spa. O que quer que você pense que merece, agora é a hora.

Podem surgir problemas, entretanto, quando você acredita que não merece tais coisas. Qualquer separação pode destruir nossa autoconfiança.

Quando sua auto-estima também está abalada, é ainda mais importante concentrar-se em si mesmo.

Você tem que mostrar o quão valioso você é. Você também pode conseguir isso por meio dessas pequenas alegrias.

Mesmo que seja incomum no começo, com cada pequena coisa que você fizer para si mesmo, você se sentirá melhor e também acreditará que merece.

Não tem que ser necessariamente uma refeição num bom restaurante ou uma viagem, às vezes basta comprar alguma coisinha. Sim, apenas uma nova xícara para seu primeiro café pode adoçar sua manhã.

4. Crie um novo ambiente para você

Para onde quer que você olhe, você pode ver memórias de seu relacionamento.

Você não tem que jogar tudo fora agora, você pode simplesmente guardá-lo em algum lugar. Depois de um tempo, essas são apenas coisas de que você gosta e não mais lembranças.

Se você acha que isso o ajudará no processo de cura, é claro que pode jogar essas coisas fora ou doá-las. O lixo de um homem é o tesouro de outro 😉

Também é importante mudar seus hábitos. Sentar no mesmo café onde costumava sair com seu ex não é uma boa ideia.

Tudo o que vocês costumam fazer juntos agora deve ser colocado de lado um pouco.

Somente quando não for mais difícil para você pensar sobre o relacionamento esses lugares serão permitidos novamente.

Agora você pode usar seu tempo livre para descobrir novos lugares interessantes. Pesquise na internet o que pode ser descoberto em sua cidade.

Muitas vezes ficamos surpresos com o quão pouco se sabe realmente sobre o lugar onde se vive.

5. Não feche seu coração

Mas é importante não perder a esperança. Só quem acredita no amor tem a chance de se apaixonar.

Claro, ninguém espera que você esteja pronto para um novo amor na próxima semana , mas tome cuidado para não rejeitar oportunidades potenciais imediatamente.

Vá a alguns encontros. Basta ser ativo e aberto. Vai valer a pena, eu te prometo 😊

Conclusão

O luto após uma separação não é incomum. Cada um de nós precisa encontrar sua própria maneira de lidar com os sentimentos pesados ​​que surgem após o rompimento. Alguns acham mais difícil e se entregam a sentimentos negativos.

Essa dor, então, leva a uma grave depressão após a separação. O importante é saber que a depressão não é algo de que se envergonhar.

É uma doença e, como qualquer doença, é preciso procurar ajuda profissional. O médico de família pode fazer um diagnóstico e recomendar se o tratamento com terapia ou medicamentos é melhor.

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