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O que é autofobia e como ela se manifesta?

É amanhã. Outro dia está à minha frente.

Eu me levanto e faço meu primeiro café antes de ir para o trabalho. Eu estou sozinho.

Não vou tomar o café do apartamento de jeito nenhum, vou trazê-lo na minha caneca para poder ir trabalhar o mais rápido possível.

Estou finalmente aqui … rodeado de pessoas e gosto dessa sensação. Trabalhamos, conversamos, rimos. Tudo está bem. Eu me sinto bem. O fim do expediente está cada vez mais próximo.

Isso significa que tenho que sentar sozinho no carro novamente e dirigir para o meu apartamento.

Na minha cela solitária, que me sufoca continuamente todos os dias. Só de pensar nisso, sinto pânico em mim. Não quero ficar sozinha no apartamento, não. Eu vagueio sem rumo pela cidade e caminho por entre a multidão de pessoas.

Isso me dá uma sensação de segurança e pertencimento. Eu os vejo se apressar, cada um com seus próprios problemas e obrigações.

Provavelmente cada um deles corre para casa para encontrar seus entes queridos, só que não tenho ninguém esperando por mim.

Decido ficar lá mais um pouco porque penso comigo mesmo se voltar para este apartamento … vou sufocar …

Você já experimentou algo assim? Você já passou um tempo com pessoas que não combinam com você e fazendo atividades que não fazem sentido apenas para evitar ficar sozinho?

Você às vezes sente que ficar sozinho está sufocando você e você não consegue ficar consigo mesmo por muito tempo?

Se sim, então provavelmente você está sofrendo de autofobia, ou mais precisamente, medo de ficar sozinho.

Encontramos inúmeros sentimentos e medos todos os dias. Alguns são efêmeros, enquanto outros estão enraizados em nós e não nos permitem viver normalmente. Um deles é esse medo.

A solidão não é uma coisa agradável, mas às vezes todos nós precisamos de momentos para estarmos sozinhos com nossos pensamentos e sentimentos.

No entanto, algumas pessoas temem ficar sozinhas e procuram várias maneiras, às vezes contraproducentes, de lidar com a escuridão que surge no momento em que a solidão se instala.

O que realmente está por trás disso? Por que o medo de ficar sozinho se desenvolve e como pode ser combatido com sucesso?

Você descobrirá tudo sobre este tópico abaixo.

O que é autofobia e como ela se manifesta?

As pessoas são seres sociais e é da nossa natureza querer passar tempo com outras pessoas.

Uma pessoa normal gostará do tempo que passa com outras pessoas, mas também encontrará uma maneira de estar ocupada e contente quando estiver sozinha. No entanto, as pessoas com esse transtorno de ansiedade não conseguem suportar isso.

No entanto, o medo de ficar sozinho é equivocadamente equiparado ao sentimento de solidão.

Enquanto uma pessoa solitária anseia por interação social, aqueles que sofrem de autofobia experimentam um grande medo irracional quando deixados sozinhos.

Você não precisa necessariamente estar sozinho, você pode apenas acreditar que está sendo ignorado e que as pessoas não gostam de você, que estranhos o ameaçam, etc.

Este medo é muitas vezes intimamente ligada à auto- aversão, o que pode levar a um comportamento auto-destrutivo e pode ser um sintoma de outros transtornos mentais ou uma base para uma pessoa a desenvolver tais distúrbios.

Isso inclui o medo da perda, o medo do abandono e o desenvolvimento de algumas doenças mentais graves, como a depressão.

As razões para a ocorrência deste transtorno são encontradas principalmente em experiências de infância e situações de vida difíceis.

Podem ser experiências de perda precoce, como a morte de um ou ambos os pais, a morte de uma pessoa próxima na primeira infância, o divórcio de um dos pais, uma situação desconfortável em um relacionamento anterior ou uma separação por motivos inexplicáveis.

A autofobia também pode ser o resultado de outro transtorno mental – ansiedade ou outra fobia que torna difícil para uma pessoa tolerar ficar sozinha.

As pessoas que sofrem desse medo têm plena consciência de como seu medo é irracional, mas não conseguem se conter e ainda apresentam sintomas mentais e físicos que dificultam sua vida diária.

Quais são os sintomas da autofobia?

• Estar sozinho está imediatamente associado a sentimentos negativos

• Você se sente inseguro quando fica sozinho, às vezes tanto que tem medo de ficar em casa sozinho por medo de ladrões ou coisas do gênero

• Alguém se sente indigno de amor

• Existe o medo de que a pessoa amada o deixe.

Portanto, os autófobos veem cada mudança no comportamento do parceiro como um sinal de alerta de que o parceiro não os ama mais, que os deixará e eles continuarão em busca de atenção, confirmação e sinais de amor.

• Pode-se sentir muito ciúme quando o parceiro ou amigos fazem algo sem você

• Não se pode pensar racionalmente ou realizar atividades diárias se for deixado sozinho

• Você passa tempo com pessoas de quem não gosta de jeito nenhum. Conseqüentemente, a pessoa entra em relacionamentos e casos superficiais, faz amizades superficiais e passa o tempo com pessoas que são até mesmo tóxicas para o nosso bem-estar

• Permanece em relações tóxicas ou retarda a separação necessária

• Auto-ódio e comportamento destrutivo, como autoagressão

• A pessoa pensa em todos os tipos de situações desconfortáveis ​​e difíceis que podem surgir quando a pessoa é deixada sozinha

• Você desenvolve atitudes como: Não consigo viver sozinho. Minha vida não tem sentido sem alguém ao meu lado

• Sintomas físicos como ataques de pânico, palpitações, febre, sudorese, hiperventilação, tonturas, náuseas e dor no peito quando você está sozinho ou quando sabe que logo estará sozinho.

Esse medo faz com que a pessoa sinta que não é boa o suficiente para seus amigos ou parceiro e passa a se culpar por todos os problemas que surgem e pelo sentimento de ansiedade patológica que está vivenciando.

Esses sentimentos de culpa, então, levam à autopunição e isso pode ser em um nível mental e físico.

Punir-se a nível psicológico pode levar à falta de motivação e ao desejo de começar e levar uma vida normal em situações normais de vida.

Sentimentos constantes de tristeza e depressão também podem surgir.

Comportamentos destrutivos como o uso de drogas ou álcool, irresponsabilidade e incumprimento das obrigações diárias, distúrbios alimentares também andam de mãos dadas.

Portanto, esses sintomas e sinais de alerta devem ser identificados o mais rápido possível para que possam ser tratados em tempo hábil.

Como você pode lutar contra o medo de ficar sozinho?

Cada uma das fobias é única em sua própria maneira e requer uma luta forte.

Lutar contra esse medo de ficar sozinho é um processo longo e um tanto difícil, mas com boa vontade e esforço nada é impossível.

Com este conselho, você aprenderá a melhor forma de lidar com esse distúrbio e não se deixar controlar.

1. Reconheça o seu medo

Em primeiro lugar, é importante reconhecer os sintomas. Eles podem ser suaves, mas também podem ser tão fortes que tornam impossível para você viver a vida que deseja e encontrar a verdadeira felicidade.

Se algum dos sintomas acima o afetar, ou seja, se você se sentir nervoso e desconfortável só de pensar em ficar sozinho, você deve agir em tempo hábil.

Quando você nega seu medo, permite que ele o oprima e controle ainda mais.

Então você tem que levar isso a sério. Analise um pouco o seu comportamento e, sempre que sentir que alguns dos seus padrões de comportamento podem estar por trás de algum medo da solidão, pare e pense por um momento.

Por exemplo: por que estou adiando o rompimento com o homem que não amo? O que eu ganho com isso? É por causa do meu medo de ficar sozinho?

Se você descobrir que suas ações são causadas por seu medo, ficará mais ciente de seu problema e, portanto, será capaz de resolvê-lo mais rapidamente.

2. Faça pesquisas adicionais sobre este tópico

Um transtorno mental como esse é um assunto sério que você deve investigar mais para saber com o que está lidando.

Portanto, pesquise mais sobre este tópico e também pesquise tudo o que você pode saber sobre ele. Você não é o único que está passando pelo inferno por causa desse medo irracional.

Portanto, com certeza você pode encontrar alguns grupos ou fóruns na internet ou mídia social onde as pessoas estão lutando a mesma batalha que você.

Conhecer bem a doença e suas causas e consequências significa que as chances de tratamento e cura são muito maiores.

Tenho certeza de que em muitos grupos e fóruns você pode encontrar conselhos de outras pessoas, suas histórias de vida e a maneira como aprenderam a lidar com esse medo.

3. Esteja ciente dos benefícios de estar sozinho

O que intensifica ainda mais os sentimentos negativos e o medo de ficar sozinho é o fato de você não ter a sorte de encontrar um parceiro ou de ter acabado de romper com um ente querido.

Então o medo fica mais forte do que nunca e a pessoa acredita que ficará solteira para sempre. Certamente pode lhe dar algum tipo de conforto ao perceber os benefícios de ser solteiro, que você nem conhece.

Acho que é difícil ver as coisas positivas, pois seu medo cobre seus olhos e enche sua cabeça de pensamentos negativos . Mas os benefícios de estar sozinho são muitos.

É um momento que você só pode usar para desenvolver sua própria personalidade e atender às suas próprias necessidades.

Quando você se esforça constantemente para estar na companhia de outra pessoa, você se esquece de si mesmo e do que realmente precisa para estar satisfeito.

E o tempo que você passa sozinho é a oportunidade ideal para relaxar. Mime-se com um tratamento de spa, compre algo bacana, leia um bom livro, ouça suas músicas favoritas, pinte, dance …

O tempo que você passa consigo mesmo pode ser muito divertido se você se esforçar para que seja assim. Pode parecer difícil, mas tente.

Primeiro, compreenda os benefícios de estar sozinho e lembre-se deles todos os dias. Você começará a pensar de forma diferente e, assim, dará os primeiros passos na luta contra seus medos.

4. Determine se os relacionamentos que você tem são apenas esse medo

Mais uma coisa a questionar para ter certeza de que isso é sobre o medo de ficar sozinho são os próprios relacionamentos que você tem em sua vida. Não importa se é uma amizade ou um caso de amor.

• Você tem muitos conhecidos, mas não muitos amigos?

• Há pessoas diferentes drenando sua energia, mas você ainda anda com elas, mas nunca se pergunta por quê?

• Você está feliz com seu parceiro?

• Se não, por que você ainda está com ele?

• Você quer terminar, mas não pode, porque isso significa que você vai ficar sozinho?

Melhor estar sozinho do que em más companhias. É fácil dizer, mas para pessoas com medo da solidão, soa como mais um em uma série de consolos miseráveis.

No entanto, há certamente a verdade nisso, apenas que agora é difícil para você entender. O que você precisa fazer é se perguntar se você está feliz nesses relacionamentos ou apenas liderando-os para não ficar sozinho.

Porque no final, isso é tudo que importa. Se você não está feliz, nada mais vale a pena e seria melhor se você acabasse com esses relacionamentos tóxicos e se cuidasse.

Pode parecer uma missão impossível para você, mas é possível. Você só precisa acreditar firmemente que está pronto para a mudança e é corajoso e forte o suficiente para ter sucesso.

5. Obtenha um amigo de quatro patas

Os cães são os melhores amigos do homem e, se ainda não o fez, deveria considerar comprar um.

Foi demonstrado que os animais de estimação têm um efeito melhor na psique e no humor humanos e trazem boas energias para a vida.

E quem poderia resistir a um focinho fofo e patas ou ao olhar irresistível e feliz e abanar o rabo do cachorro quando você entra pela porta?

Você definitivamente nunca estará sozinho com um animal de estimação. Além disso, é uma obrigação extra em sua vida à qual você precisa dedicar tempo, que certamente afastará sua mente da negatividade.

E outra vantagem de tudo é que, por exemplo, enquanto você vai passear com o cachorro no parque, você sempre pode bater um papo com alguém e assim talvez encontrar novos amigos ou amores.

6. Preencha o seu dia com diferentes compromissos

Quando temos muitas obrigações, geralmente não temos tempo para pensar em coisas negativas. Nós apenas vamos de uma coisa para outra, resolvemos e tentamos fazer tudo a tempo.

É muito bom porque você não tem tempo para se sentir solitário e pensar em ficar sozinho. Portanto, tente preencher o seu dia de manhã à noite.

Encontre algumas atividades novas para fazer, como uma aula de idioma, ou aula de costura, aula de pintura, aula de dança – existem tantas opções diferentes, só depende de suas preferências.

Visite um ginásio ou junte-se a uma organização desportiva. Você também pode descobrir se há alguma organização voluntária em sua cidade a que você possa aderir, como atendimento a idosos ou proteção ambiental.

De qualquer forma, se você tiver alguns compromissos extras, se sentirá muito melhor.

Além disso, você definitivamente estará rodeado de pessoas por meio de atividades tais ou semelhantes e não se sentirá mais tão sozinho, você também aprenderá algo novo e continuará a se desenvolver.

7. Trabalhe em si mesmo e desenvolva o amor-próprio

Isso nos leva ao fato de que devemos desenvolver a nós mesmos, nossa personalidade e amor próprio. As pessoas que amam a si mesmas acharão mais fácil superar seus medos.

Nesse caso, especialmente, será mais fácil lidar com o medo de ficar sozinho porque você sabe se manter ocupado e encontrar para si atividades que o satisfaçam.

No entanto, desenvolver o amor-próprio significa aceitar-se com todas as suas virtudes e peculiaridades, incluindo seus medos. Se você for bem-sucedido nisso, não buscará a aprovação e a atenção de outras pessoas, mas será autossuficiente.

Não é um processo fácil, mas dia a dia construa sua confiança, prove a si mesmo que você tem valor e aceite que tudo de bom e de ruim faz de você quem você é – único.

Se você perceber isso por si mesmo, seus medos desaparecerão em nenhum momento.

8. Procure ajuda profissional

Se os seus sintomas forem graves o suficiente para que você sinta palpitações ou graves ataques de pânico, procure ajuda terapêutica.

Neste caso, será realizada uma avaliação psicológica e seu histórico médico será revisado.

É importante descobrir se o seu problema de saúde mental está afetando sua saúde física e o que está causando o problema.

Em alguns casos, uma pessoa pode ter várias fobias ao mesmo tempo, levando a um problema um pouco maior.

O objetivo da terapia é melhorar a qualidade de vida para que as fobias não limitem mais o seu desempenho no dia a dia.

O terapeuta certamente o exporá à sua fobia e usará outras técnicas para ajudá-lo a controlar o seu medo.

Seu terapeuta também pode prescrever certos medicamentos se achar que podem ajudar.

Com medo de ficar sozinho em um relacionamento?

Quando você está em um relacionamento, o medo de ficar sozinho também pode ser um grande problema.

A pessoa se sente insegura ao lado do parceiro e não confia nele, pois cada um de seus comportamentos pode ser interpretado como base para separação, traição ou abandono.

A pessoa torna-se emocionalmente dependente demais e, consciente ou inconscientemente, restringe a liberdade do parceiro.

Nesse caso, é importante que o parceiro seja informado sobre o transtorno e aprenda a lidar com ele.

Isso é importante porque este caso não se trata apenas de explosões injustificadas de ciúme ou mania de controle, mas sim de uma doença mental.

Com a compreensão do parceiro e seu apoio, tudo fica mais fácil de lidar. Deixe seu parceiro saber sobre sua situação e encontrar uma solução para seu problema juntos.

Nesse caso, a terapia de casal e a terapia de casamento ajudarão .

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