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Sentimentos

O que há de errado comigo – 8 dicas sobre como vencer o esgotamento

Todas as manhãs, quando acordo, primeiro deito na cama por alguns minutos. Durante esse tempo, estou tentando encontrar um motivo para me levantar.

Não tenho nenhuma motivação e acho que dificilmente alguém notaria se eu apenas passasse o dia na cama. Mas eu me levanto e vou trabalhar, embora também não veja sentido nisso.

Lembro-me de uma época em que amava meu trabalho. Eu estava tão confiante na época que pensei ter o  poder de ser uma mudança.

Eu queria fazer o bem e ajudar as pessoas. Mas agora perdi minha esperança.

O que quer que eu faça, não vejo nenhuma mudança. Também não me dou bem com os meus colegas.

Eu me sinto sozinho o tempo todo no trabalho. Também tenho a sensação de que nem mesmo os clientes que conheço me levam a sério.

Eu não acho que posso fazer mais nada. Vou trabalhar por hábito, mas há muito tempo perdi a vontade de fazer algo especial todos os dias.

Mas se fosse apenas meu trabalho, não teria problema. Mas essa falta de sentido também tomou conta da minha vida privada.

Não é melhor em casa. No trabalho, pelo menos sei quando é a hora de terminar. Não há fim em casa.

Estou executando uma tarefa e, entretanto, adicionei três coisas novas à minha lista de tarefas pendentes. E assim dia após dia.

O dia chega ao fim, a noite chega, mas meus problemas não vão embora. Embora sempre me sinta cansado, não consigo dormir.

Eu apenas fico lá e espero outra manhã chegar. Como estou sempre exausto e cansado,  simplesmente não sinto vontade de viver.

Quase não me ocupo com meus hobbies e não me encontro com meus amigos. Até meu parceiro me disse outro dia que não temos feito muito juntos ultimamente.

Já está acontecendo há muito tempo e eu só tenho que me perguntar – o que há de errado comigo?

Esta história parece familiar para você? Você também tem problemas para encontrar o sentido da sua vida?

Você se sente exausto e cansado? Ou mesmo queimado?

Nesse caso, é possível que você esteja passando por um esgotamento.

O esgotamento ocorre quando você fica repetidamente sob grande pressão por um tempo, sobrecarrega a si mesmo e simplesmente assume muitas tarefas e responsabilidades.

Você pode descobrir o que pode fazer neste caso neste artigo.

O que há de errado comigo – teste se você está à beira do esgotamento

Aqui você encontrará 32 afirmações diferentes. Se mais da metade descreve você e sua vida, é possível que você esteja sofrendo de burnout.

No entanto, este teste não é um diagnóstico correto. Para obter um diagnóstico, você deve consultar um especialista.

O seu médico pode certamente ajudar e aconselhar. É importante falar com ele porque algumas dessas afirmações aparecem com outros problemas,  como depressão.

1. Eu me sinto vazio.

2. Não consigo me concentrar.

3. Não gosto mais do meu trabalho.

4. Eu me forço a ir trabalhar todas as manhãs.

5. Freqüentemente me pergunto por que estou fazendo alguma coisa, qual é o objetivo por trás disso.

6. Não sinto que meus colegas me apoiem. 

7. Acho que meus chefes não veem o quanto eu tento.

8. Não gosto mais de ajudar meus clientes ou clientes.

9. Acho difícil dizer não, mesmo que realmente não queira fazer algo.

10. Acho que tomei muito.

11. Acho que meus desafios são grandes demais.

12. Eu nem tenho energia pela manhã.

13. Não vejo saída para esta situação.

14. Eu nem tenho vontade de mudar nada.

15. Eu só faço o que devo.

16. Eu esqueci meus sonhos.

17. Eu não acho que sou bom o suficiente.

18. Conhecer pessoas não me traz mais alegria.

19. Eu argumento mais do que nunca.

20. Eu me sinto mal.

21. Sinto uma inquietação interior.

22. Eu só quero ficar sozinho.

23. Não consigo relaxar.

24. Muitas vezes fico cansado.

25. Minha vida amorosa sofre porque não tenho desejo pelo meu parceiro.

26. Tenho dores de cabeça frequentes.

27. Problemas de estômago fazem parte da minha vida cotidiana.

28. Eu anseio por doces e fast food com mais frequência.

29. Eu bebo mais álcool do que antes para relaxar.

30. Eu não durmo bem.

31. Raramente vejo meus amigos ou parceiro.

32. Não estou mais interessado em meus hobbies.

O que há de errado comigo – dicas para uma vida sem estresse

O esgotamento surge como resultado de uma vida estressante. Se você conseguir reduzir seus níveis de estresse, com certeza se sentirá melhor. Profissionalmente, mas também na vida pessoal.

1. Faça uma pausa

Ter uma carreira de sucesso e ao mesmo tempo levar uma vida pessoal gratificante é o sonho da maioria das pessoas. Mas para ambos você precisa de muito tempo, concentração e energia.

Isso pode ser um desafio, especialmente para as mulheres. Eles ainda assumem a maioria das tarefas domésticas e muitas vezes cuidam mais dos filhos do que dos homens.

Se você tentou durante anos combinar a vida profissional com a vida pessoal enquanto dirigia uma casa, não é de admirar que continue se sentindo como se tivesse chegado ao ponto crucial da questão.

Por isso é muito importante que você diga a si mesmo: chega de malabarismo!  Este ano estou fazendo uma pausa!

Descubra quais de suas obrigações consomem a maior parte de sua energia e apenas faça uma pausa para relaxar um pouco.

Tirar férias é uma ótima maneira de relaxar do trabalho e, quando você tiver a oportunidade de viajar, também poderá descansar das tarefas domésticas.

Mas não deve terminar com as suas férias. É compreensível que você não pode desistir de parte da sua vida, mas pode escolher qual é a sua prioridade naquele dia.

Seu trabalho, sua família ou sua casa? Você não precisa dar o seu melhor todos os dias em todas as áreas.

Não há problema em fazer uma pausa para descansar. O mundo não acabará.

2. Aprenda a dizer não

Eu entendo que é importante para você dar o seu melhor no trabalho e é claro que você deseja ajudar outras pessoas também, especialmente se for alguém que é realmente importante para você.

Mas você precisa aprender que as necessidades dos outros não devem vir antes das suas.

Se você continuar cuidando dos outros e não de si mesmo, chegará um momento em que simplesmente não conseguirá mais cuidar de si mesmo. Então as outras pessoas também não terão ajuda sua.

Você só pode ajudar outras pessoas quando estiver satisfeito, feliz e cheio de energia.

Portanto, aprenda a dizer não às vezes quando for algo que você não pode fazer ou quando não puder fazer agora.

O autocuidado deve ser o primeiro lugar.  E isso não significa apenas dedicar meia hora por dia para si mesmo, mas muito mais.

3. Afaste-se de qualquer influência negativa

Nossos colegas de trabalho podem ser nossos melhores amigos.  Passamos grande parte do nosso dia com eles, provavelmente muito mais tempo do que com qualquer outra pessoa em nossa vida.

Eles também lutam com os mesmos desafios que enfrentamos todos os dias, então eles nos entendem como nenhuma outra pessoa. É lógico que uma conexão deva se formar entre nós.

Trabalhar com pessoas amorosas pode tornar o trabalho muito mais fácil. Infelizmente, nem todas as pessoas são bem intencionadas.

Existem também colegas que dificultam nossas vidas. Alguns fazem isso para se mostrarem melhor e outros simplesmente porque gostam de ser alegres.

Se você também tem colegas assim, é hora de se distanciar deles. Faça suas tarefas o melhor que puder, mas não permita que estraguem seu dia ou sua vida.

4. Reconheça suas próprias necessidades

Um problema comum para as pessoas estarem sob pressão e estressadas é que muitas vezes elas dirigem no piloto automático.

Eles têm tanto a fazer que não têm tempo para pensar se pode haver uma maneira ou maneira diferente de fazer isso, se poderia ser mais fácil ou se é apenas hora de fazer uma pausa.

Eles não permitem que suas necessidades os incomodem porque não têm tempo para eles. Mas isso só aumenta o estresse.

Reconhecer e atender às suas próprias necessidades é muito importante para você e o ajudará a ter uma vida mais saudável. Os exercícios de atenção plena podem ajudá-lo com isso.

Tente perceber cada momento do dia e entender o que você está fazendo. Basta desligar o piloto automático.

5. Seja grato

Mas também é possível que você apenas se concentre nas coisas negativas e ignore todas as coisas boas.

Todas as noites, antes de dormir, pare alguns minutos para pensar sobre o que aconteceu de bom com você naquele dia. Um estranho foi legal com você?

Alguém te ajudou? Você teve a oportunidade de ajudar alguém?

Todas essas são coisas pelas quais mostrar gratidão. Você verá que, se mudar a maneira de pensar, sua vida também mudará.

A cada dia você se concentrará mais e mais nas coisas boas pelas quais é grato.

Use também todas as oportunidades para dizer muito obrigado às outras pessoas, mesmo pelas menores coisas que elas fazem por você.

6. Entenda que nunca é tarde demais para mudar alguma coisa

Se você está realmente infeliz e acha que as coisas não podem continuar assim, pergunte-se por que insiste que nada está mudando em sua vida.

Se você não gosta mais do seu trabalho, por que não mudá-lo?

Você já sonhou com este trabalho toda a sua vida? Só para ver agora que não foi a escolha certa para você?

Sem problemas! Então é hora de mudar.

Já estou com 30, 40 ou 50 anos, já é tarde é só uma desculpa. Nunca é tarde demais para uma mudança.

Principalmente para alguém que tornará sua vida melhor. Mas você não pode esperar que uma mudança venha de fora.

Você é a única pessoa que pode mudar sua vida.  Você tem que querer isso.

7. Motive-se

Defina para si um grande objetivo que deseja alcançar, mas também objetivos menores que o levarão ao grande objetivo e que o ajudarão a manter a bola.

Escreva todo o seu plano e, sempre que cumprir uma pequena meta, reserve um tempo para comemorar o seu sucesso. Recompense-se toda vez que você superar um novo obstáculo.

Quando você vir o que já conquistou, será uma boa motivação para continuar.

Você também pode se encorajar com palavras edificantes.  Escreva-os e escolha um a cada manhã para começar cada dia com uma nota positiva.

8. Circule com seus entes queridos

É muito importante que você aprenda a reconhecer quais pessoas estão impactando negativamente sua vida e  que desista de desperdiçar sua energia com as pessoas erradas .

Encontre tempo para o seu parceiro, para os seus amigos e para a sua família.

Eles sempre estarão lá para você. Eles também podem ajudá-lo a aumentar sua confiança e a colocar sua vida no caminho certo.

E aqueles que o impedem – simplesmente ignore-os e deixe-os ir. Você não precisa dessas pessoas em sua vida.

O que há de errado comigo – nada me ajuda

Os problemas de saúde mental são uma doença real e, como tal, também devem ser tratados por um especialista.

Um psicólogo ou conselheiro certamente pode ajudá-lo. Não tenha vergonha de pedir conselhos se não conseguir encontrar o caminho sozinho.

Muita sorte.

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