Sentimentos

Por que algumas pessoas se viciam?

Por que os empatas são tão propensos a vícios, seja álcool, drogas, sexo, comida, jogos de azar, compras ou outras coisas? Existe alguma conexão entre empatia e vício?

Os empatas podem ser oprimidos e superestimulados por sua extrema sensibilidade. Quando “sentem demais”, incluindo a próprio dor ou a dos outros, alguns empatas recorrem à automedicação.

Se não sabeem como lidar com essa superestimulação, eles se entorpecem para fechar seus pensamentos e reduzir sua empatia, embora nem todas essas motivações cientes.

Você paga um preço alto se deseja processar suas sensibilidades com vícios. Isso desgasta seu corpo, mente e espírito, causar doenças, depressão e outras ansiedades enquanto você tenta lidar com um mundo superestimulante.

Os vícios aliviados de curto prazo da superestimulação, no melhor das hipóteses, mas, a longo prazo, eles param de funcionar e pioram sua consequência de opressão.

Autoavaliação e suporte

Embora nem todos os alcoólatras ou viciados absorvam a energia de outras pessoas, percebi que a maioria deles faz. Infelizmente, muitos empatas não são detectados e não percebem que seu comportamento viciante é impulsionado por superestimulação e alta sensibilidade.

Portanto, é fundamentalmente importante entender se você está tentando lidar com suas sensibilidades por meio de seu comportamento viciante. Como você descobrir isso Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

Eu já tentei não comer demais ou consumir drogas por um mês, mas durou apenas alguns dias, apesar de minhas melhores soluções?

Recorro à automedicação para aliviar, ansiedade social ou o estresse do mundo todo?

Se você suspeita que está tentando lidar com uma superestimulação do empata com álcool, drogas, comida excessiva ou comportamento viciante, use as seguintes afirmações para descobrir como lidar com isso.

Eu uso substâncias ou outros vícios se:

1. Estou dominado por emoções (minhas ou de outras pessoas).

2. Sinto dor emocional e estou frustrado, ansioso ou deprimido.

3. … meus sentimentos estão feridos.

4.… Não me sinto confortável na minha própria pele.

5. … Não consigo dormir.

6.… Não me sinto emocionalmente seguro em uma situação.

7.… Sinto-me criticado, acusado ou rejeitado.

8.… Sinto-me tímido ou com medo ou não me encaixo na sociedade.

9. … Eu me isolei em casa e preciso de autoconfiança para sair em público.

10. Estou cansado e preciso de um impulso de energia.

11. … Eu me sinto drenado de vampiros de energia.

12. … Eu quero fugir e excluir o mundo.

E é assim que você pode avaliar esta autoavaliação:

Se você respondeu sim a apenas uma das afirmações, significa que às vezes você está tentando lidar com suas sensibilidades com um vício.

Se você respondeu sim a 2 a 5 perguntas, significa que você está moderadamente contando com o vício da automedicação para sentimentos de superestimulação.

Se você respondeu sim a 6 ou mais perguntas, significa que está lidando com a empatia principalmente por meio de um comportamento viciante.

Alternativas à automedicação: estratégias e soluções

Conhecer a si mesmo é libertador. Sem vergonha. Sem culpa. Estar ciente de suas tendências viciantes lhe dará uma maior compreensão de como lidar com sua empatia.

Então você pode usá-los de forma mais produtiva. Aqui estão algumas etapas ativas que você pode realizar para controlar a superestimulação.

Primeiro você tem que reconhecer seu vício. Faça uma avaliação honesta: com que frequência bebo ou uso outras substâncias por semana? Com que frequência como demais para lidar com a sensação de opressão?

Eu uso outros vícios (como sexo, amor, jogos de azar, compras, videogames, internet ou muito trabalho) para diminuir meus níveis de ansiedade ou desligar minha sensibilidade?

Seja compassivo consigo mesmo. Veja se consegue encontrar um padrão para automedicar seus sentimentos. A automedicação, mesmo que aconteça apenas uma vez por semana ou por mês, sugere que você pode ter um problema de dependência.

Em segundo lugar, é fundamentalmente importante reconhecer que nada externo – nenhuma substância, nenhuma pessoa, nenhum emprego e nenhum dinheiro – pode garantir que você se sinta confortável consigo mesmo e com suas sensibilidades.

Ser feliz vem de dentro. Você precisa aprender a se conhecer, amar e aceitar a si mesmo, o que é um processo de descoberta que dura a vida toda.

Quanto mais você foge de suas sensibilidades, mais desconfortável se sente. Como disse o Buda: “Não há refúgio externo”.

Terceiro, para um plano contínuo de controle do vício, você deve considerar fazer psicoterapia e / ou participar de um programa de doze passos para obter apoio.

Encontrar formas de cura é importante para inspirá-lo a ter procurado, consigo mesmo e com os outros.

Como empata, você não está mais à mercê da sensação dolorosa de superestimulação e será capaz de se concentrar para encontrar um sentimento libertador de equilíbrio em sua vida.

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