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Família

Exercícios práticos para o autocuidado

Julia se levanta muito cedo para fazer pelo menos algumas coisas antes do trabalho. Ela nem sabe por onde começar e pega o que está mais próximo dela. Ela limpa a poeira.

De repente, ela vê que horas são. Ela já está correndo para o trabalho novamente, embora já tenha se levantado antes do nascer do sol.

No trabalho, ela trabalha diligentemente o dia todo e dá o melhor de si. Você não pode dizer nada sobre isso.

Mas em algum lugar de sua cabeça ela também está fazendo uma lista de coisas a fazer antes de dormir.

Às vezes, ela até usa o intervalo do almoço para marcar pelo menos algumas coisas da lista de tarefas pendentes. Depois do trabalho, ela tem que ir às compras novamente.

Em casa há cozinhar, limpar, arrumar e, claro, a roupa novamente.

Tem dores nas costas, está com dor de cabeça e está tão cansada que queria dormir há algumas horas. Mas só isso e só isso, ela é uma mulher forte .

Quantos de nós conhecemos este cenário? Quantos vivem suas vidas assim?
E se você também tem filhos ou pais mais velhos para cuidar, sabe que isso é apenas o começo. Parece que as tarefas nunca acabam.

Mentimos para nós mesmos que é apenas esta semana. Eu apenas tenho que suportar isso. Vai melhorar na próxima semana.

A próxima semana chega e tudo continua igual. Em seguida, tentamos fazer pequenas promessas um ao outro.

Eu apenas faço isso e depois faço uma pausa. / Vou me recompensar por minha vida cotidiana estressante e me preparar um banho de espuma e tomar uma taça de vinho. / Quando tudo estiver pronto, vou assistir a uma série. 

Você se permite essas pequenas pausas, mas elas não mudam muito. Às vezes, você tem a sensação de que, após essa pausa, terá ainda mais coisas a fazer do que antes.

Você então se pergunta se valeu a pena.

O que é realmente o autocuidado

Nós, mulheres, costumamos dizer com orgulho que somos mestres em multitarefa. Podemos fazer várias tarefas ao mesmo tempo.

O que costumamos manter em silêncio, no entanto, é que muitas vezes nos comportamos assim porque temos muito pouco tempo para fazer tudo. O que muitas vezes escondemos de nós é o quão exaustos estamos com essa multitarefa.

Nós nos preocupamos com todas as coisas e todos os entes queridos em nossas vidas com tanto cuidado que muitas vezes nos esquecemos do amor próprio.

O assunto do autocuidado é desconhecido para nós. Sim, de vez em quando nos damos meia hora apenas para nós mesmos, mas o autocuidado adequado significa muito mais.

Cuidar de si mesmo significa que  eu quero, em vez de   dizer que preciso . Cuidar de si mesmo significa parar de ignorar suas necessidades. Também significa saber onde estão nossos limites.

Definitivamente, você não quer que acorde um dia e diga  que odeio minha vida . Infelizmente, devo dizer que você já está nesse caminho.

Mas não é tarde demais. Você ainda tem tempo para mudar sua vida e cuidar do seu autocuidado. 

Você provavelmente está acostumado a derramar atenção plena sobre todas as pessoas em sua vida. Agora é a hora de cuidar de suas próprias necessidades. 

Aqui você também aprenderá como. 

Exercícios práticos para os 5 níveis de autocuidado

Para desfrutar de uma vida plena, você deve exercer o autocuidado em todos os diferentes níveis. Os diferentes níveis são os mais importantes para cada pessoa.

Alguém dá mais ênfase ao corpo, outro aos contatos sociais e o terceiro ao espiritual. Não importa qual nível é o mais importante para você, você não deve negligenciar nenhum.

Aqui, trago exercícios práticos para cada um dos cinco níveis que constituem a sua vida.

O nível espiritual

Muitas vezes nos preocupamos muito mais com nosso corpo do que com nossa alma. Nossa aparência às vezes é mais importante do que quem somos.

O primeiro passo em seu caminho para o autocuidado deve ser cuidar de si mesmo.

1. Seu copo deve estar meio cheio

Uma visão positiva da vida é muito importante. Você já viu que, quando algo dá errado em sua vida, ocorre o efeito dominó? 

Uma coisa de cada vez dá errado, um plano após o outro dá errado, você continua se sentindo cada vez pior, e quando pensa que não pode ser pior, fica pior.

Mas você sabe o que é a  lei da atração  ? Você já ouviu o ditado O que você irradia,  você se veste  ?

Se você for pessimista, se seus pensamentos forem negativos, você verá apenas o lado negativo da vida.

Com uma atitude positiva, no entanto, você pode ver o lado bom em qualquer situação. Concentre-se no lado bom e não perca a esperança.

2. Encontre tempo para seus próprios pensamentos

Muitas vezes parece que estamos apenas correndo durante o dia. Não temos muito tempo para pensar sobre o que estamos fazendo, apenas reagimos.

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Encontre um horário no seu dia, de preferência antes de dormir, para analisar o seu dia. Pense se você ainda está no caminho certo. 

Se você é fiel aos seus objetivos. Você deve mudar algumas crenças em sua vida? Mas tome cuidado para não transformar isso em autocrítica. Deve ser uma análise construtiva.

Se achar mais fácil, você pode até manter um diário. Você pode definir metas e fazer planos e, então, você sempre pode verificar o quanto já alcançou.

3. Reconheça os vampiros de energia em sua vida

Você tem essas pessoas em sua vida que acha que estão drenando sua energia?

Você vai até eles para falar sobre seus problemas, mas de alguma forma, você se sente ainda pior depois?

Mesmo se você estiver de bom humor, você fica exausto depois de falar com eles?

Essas pessoas são chamadas de vampiros de energia. Às vezes, eles fazem parte de nossas vidas há tanto tempo que muitas vezes deixamos de ver como são uma má influência.

Aqui você pode aprender como lidar  adequadamente com esses  vampiros de energia .

O nível social

Nós, humanos, não somos ilhas solitárias, mas seres sociais de que outras pessoas também precisam em suas vidas.

Essas pessoas também têm uma grande influência sobre nós e a forma como lidamos com elas também nos educa.

4. Fale com estranhos

Pense nisso: cada amigo que você tem em sua vida já foi um estranho. Sim, claro, somos amigos de alguns deles desde o nascimento, por assim dizer. 

Não nos lembramos de como era nossa vida antes de conhecer essa pessoa. Mas muitas vezes nos encontramos muito mais tarde na vida.

Mas, de alguma forma, chega um momento em nossas vidas em que conhecemos menos pessoas . Não temos muito tempo e já temos um círculo de amigos definido.

Mas é sempre bom estar aberto. Nem toda pessoa com quem você conversa precisa necessariamente se tornar seu amigo. Mas você sabe se um conhecido pode querer desempenhar um papel maior em sua vida.

Essas conversas também podem ser boas para outras pessoas. Pense nisso. Talvez essa pessoa não tenha amigos e você possa facilitar o dia dela perguntando como ela está.

5. Passe tempo com as pessoas de quem você gosta

Às vezes acontece que tomamos as pessoas em nossas vidas como certas. Nós sabemos que eles estão lá para nós. Sabemos que podemos contar com eles.

Estamos tão seguros em nosso relacionamento que às vezes até o negligenciamos. E então ficamos repentinamente surpresos ao ver que o relacionamento não é mais tão bom quanto antes.

Uma pessoa importante que você nunca deve ser considerada como algo garantido. Nem o parceiro, nem os amigos, mas também não os membros da família.

Mesmo que você não possa se ver com eles o tempo todo, pode ligar ou enviar uma mensagem de texto para eles. Permita que eles façam parte de sua vida também. Conte sobre seu dia.

Sua dor se espalhará e sua alegria dobrará.

6. Resolva antigos conflitos 

Você tem um ex-namorado ou ex-parceiro que vive surgindo em sua mente? A memória dessa pessoa ainda evoca sentimentos negativos?

Você acha que esse conflito não resolvido é um fardo para sua alma?

Então é hora de resolver esses conflitos. Você pode encontrar e conversar com essa pessoa. Ou se ela não faz parte da sua vida há muito tempo, apenas escreva uma carta para ela .

Diga a ela o que quiser. Você nem precisa postar a carta, mas acredite, você vai se sentir melhor.

O nível físico

Uma mente sã em um corpo  são não é apenas um ditado, é a verdade. Um não funciona sem o outro.

7. Mova-se

Faça exercícios, pratique ioga, inscreva-se em uma academia, o que você achar que é melhor para você. Mas encontre uma maneira de cuidar do seu corpo.

Sim, é muito mais importante quem você é do que sua aparência, mas também é importante que você se mantenha saudável.

Se você negligenciar seu corpo, não terá a energia necessária para a vida cotidiana.

Embora o treinamento seja extenuante, você definitivamente se sentirá melhor e terá mais energia mais tarde.

8. Vá para a natureza

O simples fato de estar na natureza pode fazer maravilhas para o nosso organismo. E é provavelmente uma das estratégias de gerenciamento de estresse mais fáceis de todos os tempos.

Você pode ser ativo na natureza, praticar esportes ou, por exemplo, fazer escalada ou dar um passeio na floresta.

Mas você também pode aproveitar esta oportunidade para meditar ao ar livre e tentar outros exercícios de relaxamento ou exercícios de atenção plena .

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Você também pode simplesmente sentar e ouvir os sons da natureza. Quando foi a última vez que você fez isso?

9. Você é o que você come

Sim, às vezes pode ser difícil encontrar tempo para uma alimentação saudável. Você não precisa apenas cozinhar, você precisa primeiro ir às compras, fazer todos os pequenos preparativos e depois cozinhar. Quem tem tempo para isso?

Então, vamos ao fast food e dizemos a nós mesmos que é mais importante não pular a refeição do que o que comemos. Bem, infelizmente isso não é totalmente verdade.

Alimentos diferentes têm efeitos diferentes sobre nós.

Muitas vezes ficamos muito cansados ​​e pesados ​​depois do fast food porque nosso estômago precisa de toda a nossa energia para processar esses alimentos.

Por outro lado, uma alimentação saudável nos dá a energia de que precisamos.

É melhor que você faça um plano semanal e compre tudo o que precisa de uma vez. Alguns pratos também podem ser pré-cozinhados e deixados à espera no fim de semana, por exemplo.

Durante a semana, você pode cozinhar à noite e levar um almoço saudável para o trabalho.

Ou você pode iniciá-lo à noite e terminá-lo rapidamente no dia seguinte, quando chegar em casa para o jantar.

O nível intelectual

Para ficar satisfeito consigo mesmo, você tem que continuar se desenvolvendo, você sempre tem que trabalhar em si mesmo. Nunca é tarde para aprender algo novo.

10. Leia!

Seja um artigo científico, um livro ou uma história em quadrinhos, é sempre bom ler alguma coisa. A leitura expandirá seu vocabulário e também o ajudará a encontrar tópicos para conversar .

Se você obtém as informações dos jornais ou online, não é importante. É importante que você saiba o que é atual. Então você será um parceiro de conversa interessante.

Se você passa muito tempo no carro por causa do trabalho, também pode tentar um audiolivro ou podcast. Isso tornará seu passeio mais interessante.

11. Crie algo

Você pode imaginar como é usar diariamente algo que você fazia sozinho? Talvez uma mesa ou um vaso? 

Ou bebe uma cerveja que você mesmo fez? Você já pensou que poderia ter um quadro na parede que você mesmo pintou?

Inteligência não é apenas saber muito. Também significa colocar seu conhecimento em uso prático. Vire-se e olhe todas as coisas que você tem em seu apartamento. 

Você já se perguntou quanto conhecimento e quantas horas de trabalho foram necessários para diferentes artesãos criarem isso?

Você também pode tentar fazer isso por conta própria por meio de vários cursos.

12. Hola! Que tal?

Uma maneira de treinar seu cérebro é aprender um novo idioma. Sim, talvez seja mais fácil quando você é mais jovem, mas você não precisa ser tão bom como se fosse sua língua materna.

Basta aprender o suficiente para que você possa ter uma conversa casual ou perguntar onde algo está, é o suficiente.

Pense em onde seriam as férias dos seus sonhos. Aprenda a língua oficial deste país e quando a viagem finalmente começar você estará pronto.

O nível emocional

Nossas emoções são uma parte importante de nossa vida. A maneira como lidamos com eles afeta nossas vidas.

13. Permita seus sentimentos

Sim, é simples assim. Permita-se sentir seus sentimentos. Suprimir ou minimizar os sentimentos não adianta você.

Eles não vão embora, eles vão sair no pior momento possível que você possa imaginar. Você já viu isso antes? 

De repente, você está chorando, mesmo sem saber direito por quê? Leva um tempo para você perceber que esta é uma dor do passado que você reprimiu naquela época.

Apenas deixe entrar seus sentimentos , não importa quais sejam. Se você está triste, então chore, se você está com raiva, permita-se sentir a raiva também; se você estiver feliz, pule, ria ou dance.

14. Diga:  eu te amo

Primeiro diga a si mesmo eu te  amo . O amor próprio é muito importante. Ao cuidar de si mesmo, você mostra o quanto você se ama.

Mas também diga às outras pessoas em sua vida que você as ama e o quanto as ama. Talvez você pense que eles já sabem. 

Mesmo quando for esse o caso, é sempre bom saber que somos amados. Acredite em mim, você nunca se arrependerá de mostrar muito amor.

15. Faça as coisas que lhe dão prazer

Definitivamente, você tem algo em sua vida que lhe dá prazer, que o relaxa e com o qual você pode recarregar as baterias.

Para mim são shows. Não importa se é um músico conhecido que já tem uma carreira de sucesso ou alguém que está apenas começando, a boa música me emociona.

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Para outra pessoa, pode ser um fim de semana de bem-estar, por exemplo. Massagens, sauna e simplesmente relaxar podem ser exatamente o que você precisa.

Talvez seja até um clube para se dar um soco. Seja o que for, mime-se com isso.

A estratégia de autocuidado em poucos minutos.

Para o autocuidado, não é importante apenas fazer as coisas grandes, é importante encontrar alguns minutos para si mesmo a cada dia.

Tempo para o que você quiser e não apenas para o que você pode ou deve. Cuidar de si mesmo significa abandonar hábitos ruins e aderir a bons hábitos.

Trago aqui uma lista de hábitos diários que você pode incorporar à sua vida.

1. Durma o suficiente

Sem dormir o suficiente, é difícil ser produtivo. No dia seguinte, você está sempre tão cansado que não consegue fazer tudo.

Não é apenas importante quanto tempo você dorme, mas também como você dorme. A maioria de nós comete o erro de assistir TV antes de dormir ou de estar no smartphone. 

Assistimos a um programa emocionante e depois precisamos de muito tempo para relaxar e dormir bem.

Dê a si mesmo pelo menos meia hora antes de dormir para se acalmar. Você verá que milagre funciona.

2. Beba bastante água

Você sabe quando sente sede que isso significa que você já está desidratado? Você deve beber 2 litros de água por dia para evitar a desidratação. Também ajuda a desintoxicação do corpo.

Se você tiver problemas para se lembrar de quanto beber, também pode experimentar diferentes aplicativos para o seu smartphone que o lembrarão de beber água.

3. Ouça sua música favorita

Em média, uma música dura de três a cinco minutos. Você tem muito tempo para si mesmo. Você pode ouvir sua música favorita enquanto estiver escovando os dentes ou se vestindo.

Se você ainda consegue encontrar tempo para dançar, você sabe que será um bom dia.

4. Mini encontros

Sim, às vezes é difícil encontrar um dia inteiro para alguém. Gostamos das pessoas em nossa vida, mas não podemos nos permitir tanto tempo.

Mas você pode se encontrar com mais frequência por um período de tempo mais curto. Por exemplo, você pode aproveitar a hora do almoço para ver seus amigos ou pode ir para o trabalho ou para casa depois do trabalho juntos.

O mesmo se aplica ao seu parceiro se ambos estiverem muito ocupados e tiverem uma grande luta durante a semana.

5. Beba apenas um bom café ou chá

Não se permita mais fazer essas coisas. Você também deve aproveitar as pequenas coisas da sua vida. Mesmo a menor coisa deve ser perfeita.

6. Rir muito

Encontre um motivo para rir todos os dias. E ria alto e ria de todo o coração.

7. Perca-se em seus sonhos

Quando somos crianças, passamos grande parte do nosso dia no nosso mundo de fantasia. À medida que envelhecemos, sonhamos cada vez menos.

Permita que sua  criança interior apareça  e sonhe por alguns minutos a cada poucos dias.

8. Alongue-se

Essa atitude não é boa para o seu corpo. Alongue-se com frequência e encontre exercícios que você possa fazer na mesa.

9. Não pule o café da manhã

Sim, eu sei que pareço sua mãe agora: o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas é assim mesmo. 

Um bom e saudável café da manhã ajudará você a começar o dia cheio de energia. Você nem mesmo precisa se levantar cedo para tomar um café da manhã saudável.

Um smoothie feito com alguns tipos diferentes de frutas e vegetais é uma maneira perfeita de começar o dia.

10. Diga não

Claro que sempre queremos ser úteis e sempre queremos fazer o nosso melhor, mas às vezes espera-se muito de nós.

Dizer não também é autocuidado. Se você não quer fazer algo, não faça, apenas diga não.

11. Não faça absolutamente nada

Então, sim, isso é chamado de tempo limite real. Só não faça nada. Sente-se ou deite-se e não faça nada por alguns minutos.

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